Como cortar carnes

13 de junho de 2016by

Você sabe como cortar uma carne? Pode até parecer tarefa fácil pegar uma faca e passá-la na carne. Mas não é tão simples assim. Um erro nessa parte do processo pode fazer toda a diferença no resultado da refeição!

Primeiramente escolha e invista em uma faca de boa qualidade. Uma vez feito o investimento, essa faca será sua fiel escudeira em todos os churrascos daqui para frente. A lâmina deve sempre estar muito bem afiada, caso contrário ela fará com que a carne desmanche na hora do corte. Portanto, outro bom investimento é em um afiador de facas.

Depois, saiba qual é o tipo de carne que será servida, visto que cada uma possui um corte específico. Mas a regra geral para não se equivocar é identificar a posição das fibras da carne e passar a lâmina da faca na transversal, ou seja, cruzando as fibras. Esse cuidado é necessário visto que se o corte não acompanhar a fibra, a carne provavelmente fique dura.

Tendo essas regras gerais em mente, daremos agora dicas de como cortar duas carnes específicas e muito utilizadas em churrascos: a Maminha e a Picanha.

Picanha: Identifique o lado com maior quantidade de gordura e corte a carne com cerca de dois dedos de espessura (2cm). Sendo a fatia um pouco mais grossa, ela assa mais por fora, deixando o meio mais suculento e saboroso. Pois se o corte da Picanha for muito fino, ela assará igualmente, deixando, portanto, o meio da carne seco.

Maminha: Ao temperá-la, faça alguns cortes na gordura para que o sal possa aderir melhor à carne. Asse-a. Depois de retirá-la da churrasqueira sirva imediatamente. O corte será sempre no sentido contrário ao das fibras, para que a peça fique ainda mais macia.

Agora que você já sabe como cortar uma carne, encomende seu corte na Madonna Foods e mostre aos seus convidados quem é que entende de churrasco

Leave a Reply

Your email address will not be published.